quarta-feira, 21 de abril de 2010

A caravela Circo Circuito atravessou o Atlântico.


Em julho do ano de 2009, o Programa Circo Circuito atravessou o atlântico e pousou sua nave na capital portuguesa, Lisboa.

Fizemos contato com nossos irmãos da “terrinha” através do programa e conseguimos uma conexão muito bacana, que gerou o programa “Portugal em Ritmo Moderno”.

Um programa bem diferente, pela primeira vez tocamos músicas estrangeiras em nossa programação. Abrimos uma exceção para mostrar um pouco do que conhecemos nesta excursão recheada de poesia, bacalhau e principalmente muita guitarra.


A música portuguesa para a maioria dos brasileiros se resume a Roberto Leal, esse foi mais um motivo para nos dedicarmos a este programa, pois o que vimos e ouvimos foi um rock original e muito interessante. Vivendo sob o cinturão da ditadura de Salazar, sobrevivendo em meio à guerra nas Colônias, a corajosa música portuguesa driblava à moda Euzébio a censura.


(Os Tubarões - "Poema do Homem rã" você pode curtir no C.C.)


Os festivais e o cinema foram a válvula de escape destes jovens. Neste ínterim, explodiam bandas pelo país a fora, destacando-se as bandas Os Ekos, Petrus Castrus, Os Sheiks, Quarteto 1111, Filarmônica Fraude etc...

O que também nos chamou a atenção foram as bandas que surgiram nas colônias portuguesas, Angola, Cabo Verde, Moçambique e até em Macal, que hoje pertence à China. Estas eram formadas por soldados, enviados com a missão de trazer algum afago aos homens-metralhadoras.

Lá, fui muito bem recebido pelo Luis Futre e Edgar Raposo, da Groove Records, que é a responsável pelo lançamento da banda daqui da zona leste de São Paulo, Os Haxixins, que há dois anos levam o rock brazuca ao velho mundo - se apresentaram em Portugal, Espanha, Itália. Enfim, essa dupla aposta em nossas guitarras! E aguardem outros lançamentos tupiniquins já estão no forno.

(Luís e Tiago)

Junto à Maria P e Pedro Chau, Luis e eu seguimos trocando idéias no caminho dos sebos, entre os becos da baixa Lisboa. Luis, um grande colecionador e conhecedor do rock brasileiro, contava um pouco de sua história, curiosidades e coincidências entre nossas terras, além de mostrar-me o seu trabalho de garimpagem através de seu outro selo, o Galo de Barcelos - um maravilhoso trabalho de resgate da música jovem dos anos 60.

Suas reedições em vinil resgatam o sonho de uma geração que rompeu os preconceitos e transformou o mundo. Entre estas escavações estão também bandas brasileiras como o Beat Boys, que acompanharam Caetano Veloso em áurea tropicalista e Os Baobás, materiais raríssimos disputados à unha pelos colecionadores.

Os materiais mais interessantes são as edições Portuguese Nugguets, quatro volumes do mais obscuro rock de garagem portuga. Imperdível! Uma pena que esses volumes são tão raros quantos os originais.

(Maria, Tiago e Pedro)


Fui embora já levando saudade no peito. Em Lisboa me senti em casa, andando pelos becos de sua poesia através de muito rock´n roll. Do que mais preciso? José Cid pode falar por mim: “Quando ouço o comboio apitar, que saudade de voltar...”.

Tiago
Programa Circo Circuito

A luta nunca vai parar!

Nenhum comentário:

Postar um comentário